quarta-feira, 27 de abril de 2011

Compostos Clorocarbônico

Compostos clorocarbonicos

Em 1877 o navio frigorifique partiu de Buenos Aires com destino ao Porto Frânces de Rouen com um carregamento de carne bovina Argentina, Hoje em dia um fato como este seria trivial,mas o navio transportava uma carga refrigerada,e aquela foi uma, viagem histórica:assinalava o início da refrigeração e o fim da preservação de alimentos com moléculas de condimentos de sal. A Refrigeração Desde pelo menos 2000a.C,as Pessoas usuram gelo para manter os alimentos frescos,baseando-se no princípio de que o gelo absorve o calor á sua volta.à medida que se liquefaz.A água produzida é escoada,e mais gelo é acrescentado.A refrigeração,por outro lado,não envolve fases sólidas e líquidas,mas fases líquidas de vapor.à medida que evapora,o líquido absorve calor à sua volta.o vapor produzido por evaporação é então devolvido por estado por compressão.Esse estágio de compressão é o responsável pelo refrigeração -um vapor é reconvertido em líquido,depois re-vapora,causando o esfriamento,e todo p ciclo se repete.Um componente-chave de ciclo é uma fonte de energia para impedir o compressor mecânico.A geladeira ou caixa de gelo antiquada(ice Box),em que se devia acrescentar gelo continuamente,não era,tecnicamente,um refrigerador,Hoje usamos muitas vezes a palavra refrigerar com o sentido de tornar ou manter fresco,sem considerar como isso é feito.

Um verdadeiro refrigerador precisa de um refrigerante -um composto que passe pelo ciclo evaporação-compressão.Já em 1748 usou-se éter para demonstrar o efeito resfriante de um refrigerador.Porém,mais de cem se passaram antes que uma máquina de éter comprimido fosse empregada como refrigerador Por volta de 1851.James Harrison,um escocês que emigrara para a Austrália em 1837, construiu um refrigerador por compressão de vapor baseado em éter para uma fábrica de cerveja australiana.Ele e um norte-americano,Alexander Twining, que fez um sistema de refrigeração por compressão de vapor mais ou menos na mesma época,estão os pioneiros da refrigeração Comercial.
O amoníaco foi usado como substâncias refrigerante e 1859 pelo francês Ferdinand Carré - mais um postulante ao título de pioneiro da refrigeração comercial.Cloreto de Metil e dióxido de enxofre também foram empregados nesses primeiros tempos: o dióxido de enxofre foi utilizado no primeiro rinque de participação artificial do mundo.Essas pequenas moléculas realmente puseram fim ao sal e as especiarias como forma de preservar alimentos.
Em 1873 após implantar com sucesso,em terra,sistemas de refrigeração para a indústria australiana de processamento de carne bem como para fábricas de cerveja,James Harrison decidiu transportar carne num navio da Austrália e para Grã-Bretanha.Mas seu sistema mecânico de evaporação-compressão baseado em éter não funciona no mar.Mais tarde,no início de dezembro de 1879, o S.S Stratbleven, equipado por Harrison,deixou Melbourne e chegou a Londres dois meses depois com 40 toneladas de carne ainda congelados
 
.O processo de refrigeração de Harrison passara no teste.Em 1882,sistemas semelhante foi instalado no S.S Dunedin, e o primeiro carregamento de carne de cordeiro da Nova Zelândia foi enviado para Grã-Bretanha.Embora o frigorifique seja freqüentemente mencionado como o primeiro navio refrigerado do mundo,tecnicamente a tentativa feita por Harrison em 1873 faz mais justa a essa qualificação.Ela não foi,contudo, a primeira viagem bem-sucedida de um navio refrigerado.O título pertence com mais justiça aos S.S Paraguay,em que 1877,chegou a Lei Havre,na frança, com um carregamento de carne bovina congelada proveniente da Argentina. O sistema de refrigeração do paraguay foi projetado por Ferdinand Carré e usava amoníaco como refrigerante.
No frigorifique, a refrigeração era mantida por água resfriada com gelo (armazenado num espaço bem isolado)e depois bombeada para todo o navio através de canos.Mas a bomba do navio quebrou durante a viagem iniciada em Buenos Aires ,e a carne estragou antes de chegar a França.Assim,embora tenha antecedido o S.S Paraguay em vários meses, o fricorifique não foi um verdadeiro navio refrigerador? Não passava de uma embarcação que mantinha alimentos resfriados ou congelados com o uso de gelo armazenado.O que o fricorifique pode reivindicar é ter sido pioneiro no transporte de carne resfriada através do oceano,mesmo que não tenha sido um pioneiro bem-sucedido.

Qualquer que tenha sido,legitimamente, o primeiro navio refrigerado,na década de 1880 foi implantado o processo mecânico de compressão-evaporação para resolver o problema do transporte de carne de áreas produtoras do mundo para os mercados mais amplos da Europa se do Leste dos Estados Unidos,navios provenientes da Argentina e das passagens de gado bovino e ovino da Austrália e a Nova Zelândia enfrentavam uma viagem de dois ou três meses sob as temperaturas quentes dos tópicos.O sistema simples baseado no gelo do frigorifique não teria sido eficaz.A refrigeração mecânica passou a se tornar cada vez mais confiável,dando aos pecuaristas um novo meio de levar seus papel de capital no desenvolvimento econômico da Austrália,Nova Zelândia, Argentina, África Do sul e outros países,cujas vantagens naturais de abundante produção agrícola eram produzidas pelas grande a distâncias que os separavam dos mercados.pág 281 a 284

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